Não precisamos esperar muito para conhecer a nova embalagem vermelha da Brahma. O filme entrou no ar neste fim-de-semana, produzido mais uma vez pela Africa.
De uma certa forma me surpreendeu a nova lata da Brahma, esperava algo mais moderno, mais estilizado. O que vemos é quase uma simples mudança de cor e algumas modificações na logomarca. O design foi desenvolvido pela Narita.
A mudança na embalagem vem completar o reposicionamento da marca, iniciado com a campanha "brahmeiros", e tem a intenção de valorizar o produto, as caracteristicas exclusivas de sabor da cerveja. Deve ser também um atrativo na exposição nas gôndolas dos supermercados e pontos de venda. Além disto a campanha testou uma nova forma de contato com o consumidor, criando um site exclusivo para a campanha e estimulando a participação do público-alvo, para responder a pergunta proposta pelo teaser da campanha:
Por que a lata é branca?".
Aos poucos vai ficando mais evidente a estratégia da Ambev para as suas marcas:
- a SKOL passa a ser a maior concorrente da Itaipava
- a Brahma a cerveja moderna, lider de mercado
- a Antartica (sub-zero) concorre no segmento baixo preço com Nova Schin e Crystal
- a Bohemia mantém o posicinamento no mercado premium
Resta saber se a Ambev vai mesmo entrar com a Budweiser no Brasil para concorrer com a Heineken, que está se consolidando junto ao público de maior poder aquisitivo, como já foi noticiado. Ou se a marca escolhida para esta função foi a própria Brahma e este reposicionamento faz parte da estratégia.
O que você acha?
A Companhia de Bebidas das Américas, mais conhecida como AmBev, já é líder no mercado nacional de cervejas, com 70,6% de market share (de acordo com o relatório Nielsen). Ela também é líder em seus principais mercados de atuação, como na Argentina (mais de 70%), Paraguai (mais de 90%), Bolívia e Uruguai (acima de 95% em ambos) e Canadá (cerca de 40%).
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