Mercado das cervejas, embalagens e estratégias - capítulo 4
O mercado das cervejas continua animado e dando aula de marketing . O principal foco das ações neste momento está na embalagem. Já falamos antes dos famosos 4 Ps, a embalagem é parte integrante e importante do Produto. No caso das cervejas a mudança do produto poderia significar uma mudança de sabor, de característica da bebida em si. Mas neste momento as cervejarias optaram por uma outra estratégia: atender uma necessidade do consumidor referente a uma mudança de hábito e situações de consumo, ou da conquista de novos tipos de consumidores, como:
- as mulheres jovens
- os churrascos e reuniões de amigos
Para atender, por exemplo, esta nova classe média que está consumindo mais cerveja e se reunindo mais, foi importado um conceito já existente em países mais frios, como Uruguai e Argentina, o litrão. O conceito de custo-beneficio na prática.
A Ambev, em 2008, trouxe a embalagem para o Brasil depois que o comprou as tradicionais cervejarias uruguaias: Nortenã, Patricia e Pilsen, que já utilizavam a embalagem. O teste foi feito pela SKOL e ajustadas as questões logísticas, em seguida, foi lançado o Brahmão,
e mais recentemente a Cervejaria Petrópolis colocou a sua versão litro da Itaipava e da Crystal no mercado do sudeste.
Aí você se pergunta: este tipo de estratégia dá resultado?
Alguns números mostram bons sinais:
- no nordeste a Schin perdeu 1,5% de participação de mercado (12,9% - out/08; 11,4% out/09) após o lançamento do litrão pela Ambev. (Estadão)
- De janeiro a agosto de 2008, foram vendidos 4 milhões de litros da bebida no litrão. No mesmo período de 2009, as vendas na mesma embalagem chegaram a quase 78 milhões de unidades, segundo o Instituto Nielsen.
Agora foi a vez da Ambev copiar, lançado a Skol redondinha, que também avisa quando a cerveja está gelada.
E novamente temos no preço um atrativo. O menor desembolso na hora da compra pode ser bem importante para o público jovem.
Nesta guerra, momentaneamente, as cervejarias não se preocuparam em modificar o conteúdo em si, mas a forma. Nem tudo é bonito nesta batalha.
A Ambev está sendo mais uma vez questionada no Cade por concorrência desleal, em razão de ter colocado sua logomarca no vasilhame do litrão, o que impede o seu uso pelos concorrentes, prática comum nas embalagens de 600 ml. A Ambev já foi anteriormente multada em 350 milhões pelo seu programa de fidelização de pontos de venda,"To contigo". Coisas do mundo das mega fusões e mercados hiperconcentrados. Fidelização, sem dúvida, faz parte dos 7 Ps, do marketing moderno, mas de forma obrigatória... Será que é por isso que a Brahma tá ficando vermelha?
De qualquer forma, as estratégias de marketing fizeram a Ambev ultrapassar 70% de participação de mercado em 2009.
Mas o cenário pode ficar ainda mais animado com a volta da Heineken, que comprou a FEMSA (cervejaria de origem mexicana fabricante da Sol), o que ampliará em muito suas operações no Brasil. A Heineken é líder mundial em cervejas premium, possui outras características de sabor, mais encorpada, diferentemente das comercializadas no Brasil, mais suaves e de baixo teor alcoolico, estilo americano (standard american lager)
Mas eu não tava falando da Brahma ficar vermelha?
Então, o que a concorrência da Heineken pode ter a ver com isso?
Qual a famosa cerveja vermelha e branca, amigo?
Será que a Brahma está buscando modernidade no visual?
Ou será que vai adotar uma identidade mais próxima da irmã mais famosa recentemente adquirida pela Inbev, da Anheuser-Busch americana.
Será que a Brahma está buscando modernidade no visual?
Ou será que vai adotar uma identidade mais próxima da irmã mais famosa recentemente adquirida pela Inbev, da Anheuser-Busch americana.
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