25.7.10

Como se mede a audiencia da Tv ? cap 3

Capítulo 3: Copa do Mundo e a Audência fora de Casa (out-of-home)

Acabou a Copa do Mundo, o Brasil foi desclassificado nas quartas-de-final, mas mesmo assim o país parou para assistir os jogos como é de costume. A Globo e a Bandeirantes transmitiram os jogos na tv aberta e o Sportv nos canais por assinatura. O Ibope divugou em seu site os números da audiencia domiciliar e individual para a tv aberta dos jogos da Copa do Mundo 2010 para a Grande São Paulo, Grande Rio e do seu Painel Nacional de Televisão (que representa cerca 19 milhões de domicílios e 57 milhões de pessoas).

Veja os números da audiência domiciliar do painel nacional para os jogos do Brasil: 

 fonte: Ibope Media Workstation



Mas o que significa audiência domiciliar? 
Qual a porcentagem do total de domicilios com tv na área geográfica medida estava com a pelo menos 1 televisor ligado durante a partida. 

Por exemplo, no jogo de estréia Brasil x Coréia do Norte, 56% dos domicilios estavam assistindo a partida, sendo que 49% sintonizavam a Globo e 7% assistiam pela Bandeirantes. 
Assim se o painel nacional representa 19 milhões de domicilios, quer dizer  que aproximadamente 10,5 milhões de domicilios estavam com a tv ligada nestas cidades do Brasil.  

Embora os números sejam bastante elevados, já foram maiores em Copas anteriores. No jogo de estréia do Brasil na Copa de 2006, a audiência média foi de 63 pontos, com a transmissão feita com exclusividade pela Globo. 

Mas aí você se pergunta: se todo mundo que eu conheço assistiu a partida por que a audiência não está próxima de 100%? 

Bom, existem várias razões:

  • não está incluída a audiência do Sportv que transmitiu as partidas na tv por assinatura. Esta medição é feita, mas os dados não foram divulgados pelo Ibope.
  • na Copa do Mundo é comum as pessoas se reunirem para assistir os jogos, o que faz com que se você for assistir a partida na casa de amigos, por exemplo, a sua tv permaneça desligada.
  • muitas pessoas assistem a partida em locais coletivos como: trabalho, bares, padarias... onde não existe medição de audiência no Brasil
  • as novas tecnologias estão cada vez mais acessiveis. É possível sintonizar emissoras de tv em diversos modelos de aparelhos celulares, no computador... e esta audiência também não está incluída.
 Então, desta forma é difícil determinar qual seria a real audiência dos jogos da Copa do Mundo se levassemos em consideração todos estes fatores. 
Eu mesmo no jogo entre Brasil e Holanda assisti ao primeiro tempo na casa de uma amiga em São Paulo. Enquanto isto minha tv lá em casa estava desligada. No intervalo do jogo, peguei um taxi, que cada vez mais estarão equipados com tvs, e fui para a rodoviária porque tinha que viajar para o interior. Assisti parte do segundo tempo em uma lanchonete que transmitia a partida em dois aparelhos de LCD. Os últimos 5 minutos  ouvi a partida junto com um companheiro de viagem que captava a transmissão em seu celular. Para efeito da pesquisa eu não estaria incluída entre aqueles que assistiram a partida. 
Este é o maior desafio da pesquisa de midia nestes novos tempos de tecnologia com acesso e mobilidade.
"A maioria das soluções parte do princípio do reconhecimento do som. Segundo Luiz Antonio Motta, diretor de desenvolvimento de produto do IBOPE Media, seja qual for a mídia, o aparelho sempre será compatível com a audição. “A tecnologia muda, mas a audição será sempre a mesma”, afirma. 
E é justamente por causa dessa sua característica universal que o recurso será utilizado
para substituir a tecnologia atual."


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Benvindo! Sua participação é fundamental.