16.8.09

A volta da Brahma

Posicionando marcas: eu sou mais brahmeiro
Já que a India está na moda é adequado lembrar que Brahma é um dos 3 deuses da trindade do hinduismo, mais exatamente o Criador, o inventor do Universo. Quem sabe ajudada pela energia do nome a Brahma também recriou o seu universo, reposicionando a marca a partir de um conceito muito bem escolhido, ou melhor, pesquisado: o guerreiro dos novos tempos. O batalhador, o esforço recompensado pela conquista. A conquista de uma posição e de tempo livre para dividir com os amigos.


Deus Brahma

O publico-alvo da campanha certamente é esta nova classe media, que também lutou muito e agora conquistou o seu sucesso, mas não esqueceu  o caminho que trilhou, e os companheiros que encontrou. E bingo, a estratégia já foi muito bem sucedida, e os resultados em volume de vendas certamente são expressivos.
Usando o principio básico do marketing, os famosos 4 Ps, agregado a uma tendencia mais moderna conhecida como engagement, ou seja, engajamento ou envolvimento com a marca, a Brahma caminha para ser lider de mercado.

Para quem está estudando é uma aula de marketing: junte a propaganda eficiente e envolvente, com um produto melhor e preço inferior ao concorrente, a uma distribuição agressiva no ponto de venda e temos uma estrategia de marketing vencedora. Agregue valor com simbolos adequados ao novo conceito da marca: Ronaldo fazendo gols e Zeca Pagodinho fazendo um samba pra lá de bom, vira até covardia.

Tá certo que a maior concorrente da Brahma no mercado brasileiro é a Skol, e aí estamos todos em casa, ou seja, na Ambev, que ao se coligar com a Anhauser-Busch (Inbev) se transformou na maior cervejaria das Américas. É uma briga interna, estratégia bastante comum em grandes companhias multinacionais como a Lever ou a Procter and Gamble que criam diferentes marcas em um mesmo segmento de mercado para que através da competição conquistem uma maior participação (market share). E mais uma vez o plano funciona: a Ambev detem cerca de 70% do mercado brasileiro (68,9% - junho 2009) e seus concorrentes como Nova Schin, Sol e Kaiser não tem porte para competir com o poderia da gigante Ambev.

No mercado de periferia do interior que em muitas regiões, como Rio Preto, a Skol era indiscutivelmente a escolha numero 1, a campanha "brahmeiros", é um sucesso com resultados indiscutiveis. Pontos de venda, como bares e pequenos mercados que quase não ofereciam a marca, agora se surpreendem com o giro e aumentam os seus pedidos, justamente pela mudança de comportamento do consumidor. E o preço neste caso, nem é o fator principal, porque embora seja 10 ou 20 centavos mais barata no ponto de venda do que a Skol, o consumidor quando quer economizar pede uma Crystal. Mas este é um tema para o próximo post, porque está vindo aí a Antartica sub-zero para conquistar este segmento.


E como se chega a um posicionamento de produto tão bem sucedido?
Intuição de um executivo visionário? É pode ser que exista um envolvido no processo. Mas a substituição da propaganda com a mulher gostosa pelo guerreiro é certamente resultado de muita pesquisa de mercado para descobrir as novas tendências do consumidor.


Na sua cidade, qual a cerveja mais pedida?


Para saber mais do mercado da cerveja no Brasil, visite: cervejasdomundo


A campanha foi criada pela agência Africa de Nizan Guanaes e o filme produzido pela Conspiração. Quer rever?

Para mais detalhes leia o ótimo trabalho dos alunos da FEA/Usp Ribeirão Preto

Um comentário:

  1. gostaria de encontrar a relaçao dos piores idmf dos ultimos 5 anos aqui no rio grande do sul caso voces tem memandem claudiomirpazze@hotmail.com

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