20.3.09

Pesquisando tendências

Em um mundo cada vez mais multi-midia, com consumidores distribuídos pelas diferentes classes sociais e regiões geográficas, além de um cenário de crise que questiona os velhos valores, a pesquisa de mídia começa a ser uma ciência interessante no Brasil. Já não é suficiente conhecer o comportamento do consumidor classe A/B dos grandes centros urbanos como sempre foi. Hoje, a onda é descobrir como pensa a nova classe C, que a nova realidade econômica transformou em público-alvo. Anos de planejamento de mídia voltados para as classes altas perderam repentinamente o valor. E pior, veio a crise. O poder de compra da classe A/B está diminuindo, manter o padrão de vida, especialmente nas grandes cidades, está cada vez mais dificíl. Os grandes anunciantes descobriram que há vida fora destes targets. Há consumo no interior do país, nas periferias, nas classes mais baixas. E consumo inteligente, de qualidade. Mas quem são eles, como se comportam, quais os seus desejos? Que programas assistem, como se divertem, quais os seus valores? Como comunicar, conectar com eles? Estas já não são perguntas tão fáceis de responder. Trilhar este caminho é um dos objetivos deste blog. Mas não escrevo e não vivo no escritório na Av. Paulista. Já estive lá. Hoje vivo e escrevo da periferia, do interior. Porque só daqui, vivendo aqui, conversando, experimentando, fazendo amigos, compartilhando dificuldades e conquistas se pode realmente entender o que é fazer parte do mundo real para a enorme maioria dos brasileiros. E para conquistá-los não basta colocar em seu planejamento de marketing é preciso muito mais esforço. É melhor começar perdendo muitos dos seus preconceitos.

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