30.4.09

Enem: mais um sinal

Foram divulgados os dados do Enem por escola, e temos aí mais uma indicação do processo de descentralização que está ocorrendo na sociedade brasileira. Quando pensamos no futuro é óbvio que o desenvolvimento de uma região passa pela melhoria da sua educação. Este tema está tão em evidência atualmente, que não merece sequer discussão. Muito bem. Quando olhamos os dados divulgados pelo Ministério da Educação, percebemos que São Paulo, capital, está perdendo muito da sua hegemonia, e embora as escolas tradicionais do Rio de Janeiro mantenham sua tradição de qualidade de ensino, temos em Belo Horizonte um importante polo de educação de qualidade.

Mas chama também a atenção o bom desempenho do Brasil interior.

Vejamos:


  • a melhor escola do Estado de São Paulo está em São José dos Campos e é vinculada a Embraer, importante empresa sediada ali.
  • se considerarmos as 20 melhores escolas do estado de São Paulo, vemos que 7 escolas estão localizadas fora da Grande São Paulo (35%)
  • se analisarmos apenas os melhores desempenhos entre as escolas públicas, esta tendência se acentua: 11 escolas, todas de ensino técnico, são de cidades do interior (incluindo litoral) - 55%.
  • quando falamos de Brasil o quadro é semelhante: entre as melhores escolas 5 não estão localizadas em capitais: Viçosa (MG), Feira de Santana (BA), S. José dos Campos (SP), Barbacena (MG) e Valinhos (SP). Se levarmos em consideração que entre as 20 escolas de melhor desempenho temos 1 de Teresina e outra de Goiania, temos novamente 35% das escolas localizadas no que chamamos Brasil Interior.

Estes números aos poucos vão refletindo um movimento que vem acontecendo há alguns anos no país e que muitas vezes passa despercebido por aqueles que tomam as decisões nos grandes centros. Do meu ponto de vista é uma mudança positiva, que certamente trará desenvolvimento mais equilibrado ao país. Se tivermos como parâmetro o modelo de crescimento americano fica clara a importância deste processo de interiorização.

Para mais detalhes sobre o Enem acesse: Ministério da Educação