Mas chama também a atenção o bom desempenho do Brasil interior.
Vejamos:
- a melhor escola do Estado de São Paulo está em São José dos Campos e é vinculada a Embraer, importante empresa sediada ali.
- se considerarmos as 20 melhores escolas do estado de São Paulo, vemos que 7 escolas estão localizadas fora da Grande São Paulo (35%)
- se analisarmos apenas os melhores desempenhos entre as escolas públicas, esta tendência se acentua: 11 escolas, todas de ensino técnico, são de cidades do interior (incluindo litoral) - 55%.
- quando falamos de Brasil o quadro é semelhante: entre as melhores escolas 5 não estão localizadas em capitais: Viçosa (MG), Feira de Santana (BA), S. José dos Campos (SP), Barbacena (MG) e Valinhos (SP). Se levarmos em consideração que entre as 20 escolas de melhor desempenho temos 1 de Teresina e outra de Goiania, temos novamente 35% das escolas localizadas no que chamamos Brasil Interior.
Estes números aos poucos vão refletindo um movimento que vem acontecendo há alguns anos no país e que muitas vezes passa despercebido por aqueles que tomam as decisões nos grandes centros. Do meu ponto de vista é uma mudança positiva, que certamente trará desenvolvimento mais equilibrado ao país. Se tivermos como parâmetro o modelo de crescimento americano fica clara a importância deste processo de interiorização.
Para mais detalhes sobre o Enem acesse: Ministério da Educação
Obrigado por sua visita a meu Blog
ResponderExcluirFico feliz q tenha gostado, vou olhar a dica q me passou.
Bjs
Julio Verdi
http://www.julio-verdi.blogspot.com/