29.9.09

Os males da Média

Na postagem anterior falamos sobre as melhores cidades do Brasil pelo índice Firjan. Muito bom.
Pegamos como exemplo São José do Rio Preto, uma próspera cidade do interior paulista, que vem se destacando em várias análises sobre o desenvolvimento dos municípios.
Seria razoável supor que a extrema pobreza fosse um problema superado na segunda melhor cidade do país. Infelizmente, não é verdade. E possivelmente o mesmo se aplica às outras cidades que obtiveram boa classificação. Por que é assim? Os males de se levar em consideração apenas a média.
Uma cidade pode ter uma média alta, mas pode ao mesmo tempo estar deixando de lado parte da população. Outra cidade pode ter uma média um pouco menor, mas melhor distribuida entre toda a sua população, o que talvez seja mais útil. Este é o problema que se encontra em muitas análises por indicadores. Por que um indicador pressupõe um número restritro de variáveis, e um valor médio para comparação. Então o que acontece, o índice está errado? Não.
A questão é que o Brasil, em um indice semelhante, o IDH, divulgado hoje, aparece na posição 75. Septuagésima quinta, falando em números ordinais. Logo o padrão brasileiro é abaixo da média mundial. Ou seja, uma cidade rica ainda significa pobreza, exclusão.
São estes números que foram levantados por reportagem do jornal Diário da Região, Ilha da Prosperidade mascara desigualdade, publicada em setembro.
De acordo com pesquisa realizada por Alexandre B. Vieira, em tese de doutorado da Unesp, 83 mil moradores, ou seja 20,8% da população da cidade, vive em uma faixa de exclusão.
E quais as variáveis levantadas: a condição dos domicilios, número de moradores por domicílio, saneamento básico, renda, escolaridade do chefe de familia, entre outros.
Nossa, então Rio Preto é uma cidade pobre? Não. Ou melhor, depende do padrão.
Se compararmos com outras cidades do interior temos a média semelhantes:
- Presidente Prudente: 22,7%
- Uberlandia: 20,6%

Moral da históriA? Cuidado ao ler indicadores em pesquisa! O nome diz: são indicadores.

Pra pensar... se o indicador medisse acesso a informação e cultura?

3.9.09

Top 20 - Ranking IFDM - Firjan

Como prometido aqui vão as 20 cidades com melhor pontuação no Ranking Firjan de Municipios.
Todas localizadas no Estado de São Paulo.
Destas, 3 estão na Grande São Paulo, as demais no chamado interior.